Marcadores

sábado, 24 de setembro de 2016

A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS?


A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS?


Esta frase é muito empregada pelos repórteres quando entrevistam pessoas nas ruas e conforme o índice de apoio popular à questão em pauta ele encerra a matéria com a antiga expressão:
 “A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS”. Diz a história que essa expressão tem origem em um comportamento popular entre os anos 700 e 500 Ac. Na mitologia grega havia um deus chamado Hermes que era consultado pelo povo em secreto e segundo a lenda Hermes respondia às consultas no ouvido do consulente. Ao deixar o local o que fizera a consulta saía pelas ruas atentos ao que as pessoas falavam; sendo que a primeira palavra que alguém falasse seria a confirmação da resposta de Hermes, o  falsso deus. Assim, se dizia que a voz do povo era a voz de deus. Esta é uma das explicações obtidas através da internet, no site “Suapesquisa.com”. Há várias outras respostas a consultas sobre a origem da frase, mas todas são mitológicas e lendárias e não vale a pena citar aqui. Nós que temos a Bíblia Sagrada como Palavra de Deus, regra infalível de fé e de prática devemos rejeitar seriamente essa afirmativa que para o mundo parece tão verdadeira. Primeiramente porque o nosso Deus não é Hermes e nenhum outro deus da mitologia grega. O nosso Deus não responde às nossas perguntas ou consultas em forma de cochichos confirmados por palavras aleatórias ouvidas pelo povo após a consulta. Podemos consultar a Deus em secreto como o próprio Jesus ensinou aos seus discípulos em Mateus 6.6 – “Quando orares entra no teu quarto e fechada a porta ora ao Pai que está nos céus, e Ele te vê em secreto e te recompensará”. A voz 
do nosso Deus quando responde às nossas orações não vem em forma de palavras proferidas pelo povo; Ela,  vem em forma de bênçãos, de recompensas e podemos senti-la e ouvi-la como resultado  concreto. Em Filipenses 4.6-8 podemos ler as seguintes palavras: Não andeis ansiosos por coisa alguma. Antes, fazei conhecidas diante de Deus todas as vossas petições pela oração, pela súplica e com ação de graças. E a paz de Deus que está acima do vosso entendimento guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus, Nosso Senhor. Devemos considerar a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, e as nossas orações como suficientes para responderem todas as nossas dúvidas e indagações à verdadeira Divindade. Paulo afirma em 1Tm. 2.3 que “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a correção e para a educação na justiça.” Nós, cristãos não só devemos rejeitar certos tipos de frases populares, mas também temos o dever de rechaçá-las, trazendo ao infeliz que as pronuncia, o ensino verdadeiro de que precisam. Pode ser uma oportunidade preciosa para abrirmos um diálogo saudável conduzindo pessoas ao ensino bíblico, que é a nossa vocação.

Lutero B. Pereira


Nenhum comentário:

Postar um comentário