Marcadores

domingo, 6 de outubro de 2013

APRENDENDO COM AS PORTAS

APRENDENDO COM AS PORTAS

Se fossemos escrever sobre todas as portas citadas na bíblia, talvez tivéssemos que escrever um livro, pois essa palavra aparece por cerca de 360 vezes no Livro Sagrado e com muitos significados diferentes. Na maioria das vezes essas citações estão no sentido literal, falando sobre entrada, saída, segurança, acesso, seleção, etc. Seleção? Sim, em Jerusalém havia 12 portas, e cada uma era utilizada por usuários diferentes. Porta das ovelhas, porta dos cavalos, etc. (Neemias 3.28,29). Na Igreja de Filadélfia (Ap. 3.8) Jesus afirma: “Eis que tenho colocado diante de ti uma porta aberta que ninguém pode fechar”. Já, na de Laodicéia, no mesmo capitulo, verso 20 Jesus afirma estar batendo numa porta fechada colocada pela Igreja, da qual ele está do lado de fora à disposição daqueles que O ouvirem e abrirem a porta. Em Jo. 10:9 O próprio Senhor Jesus se apresenta como sendo ele mesmo a porta que dá acesso à salvação. Ele diz assim: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará e sairá e achará pastagem”. Jesus está dizendo claramente que Ele é a porta e não uma porta. Isso quer dizer que Ele é a única passagem para a vida eterna. Outra metáfora de Jesus usando e palavra porta é aquela de Mt. 7.13-14 em que ele diz: Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. 
Ele está ensinando que a porta e o caminho para a perdição são mais fáceis e atrativos para a nossa natureza carnal. Ser cristão nesse modelo fácil e cheio de benesses e promessas que muitos ensinam hoje em dia está longe de ser o modelo da verdadeira vida cristã. A atual forma de evangelho por muitos anunciada nos nossos dias se parece mais com a porta larga e de fácil acesso. Líderes que movimentam grandes multidões oferecendo milagres e riquezas materiais, sonegando o verdadeiro ensino de Jesus que enfatiza ser estreita a porta e apertado o caminho da vida eterna. O verdadeiro caminho para a vida eterna é apertado e pode-se ter que pagar alto preço até se chegar ao destino por ele prometido. Muitos verdadeiros cristãos foram martirizados até a morte por serem perseverantes no caminho apertado cuja porta é estreita. Quando os discípulos perguntaram a Jesus qual seria o caminho para a vida eterna ele indicou-se a si mesmo como o único caminho e a única porta. Ele avisou que os seus seguidores iriam ser perseguidos como ele mesmo o foi. (Jo.15.20). Quem conhece a história da vida, paixão e morte do Senhor não pode pensar em um caminho e uma porta que não sejam estreitos e difíceis. Não sejamos iludidos por qualquer outra pregação. Podemos ver carros nas ruas com faixas como: “Este carro é fruto da minha fidelidade a Deus”. Mas Jesus afirmou que os pardais e as raposas tinham mais conforto do que Ele, quando disse: 
“As raposas têm seus covis, e os pardais têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”. (Mt.8.20).,
Devemos viver o verdadeiro evangelho e ensina-lo a tantos quantos pudermos, sem apresentar uma porta larga e fácil para atrair pessoas, encher os templos, mas oferecer-lhes a nossa mão ajudando-as a andar no verdadeiro caminho, entrando pela porta que é estreita, mas que representa, na linguagem de Jesus, o verdadeiro caminho para ONDE QUEREMOS CHEGAR.

Lutero B. Preira


Nenhum comentário:

Postar um comentário