Marcadores

sábado, 22 de junho de 2013

JUNHO, UM MÊS DIFERENTE.





JUNHO, UM MÊS DIFERENTE.

Junho é um mês diferente de todos. É o mês mais frio porque nele começa o inverno. Outra particularidade desse mês é ser praticamente o final da primeira metade do ano. Também durante o mesmo mês o folclore brasileiro festeja verdadeiros santos que pela divina inspiração escreveram boa parte do Novo Testamento:
SÃO JOÃO
Escreveu o quarto evangelho, tendo como destinatária a própria Igreja. Inicia falando como foi o principio de todas as coisas, quando Jesus é citado como o verbo (palavra) de Deus, enfatizando que na criação Jesus estava presente e nada foi feito sem ele. No capítulo dezessete o evangelista São João registra a oração sacerdotal de Jesus em favor de todos os seus discípulos.
São João continua até o final do seu livro testemunhando o ministério de Jesus, inclusive o seu julgamento injusto, sua condenação, sua morte e a vitoriosa ressurreição ao terceiro dia.
SÃO PEDRO
Humilde pescador, rude e sem cultura. Durante o ministério de Jesus, no chamado “O Colégio Apostólico”, Esse homem foi um dos que viveram mais próximos do Mestre, dada a sua dificuldade em entender a Sã Doutrina. Com o Seu temperamento sanguíneo muitas vezes era muito rápido no agir e no falar, tendo que ser exortado pelo Senhor por várias vezes até se transformar em exímio pescador de homens, (evangelista), que na sua primeira pescaria nessa nova modalidade trouxe aos pés do Senhor quase três mil almas no início Igreja instituída e edificada por aquele (Jesus) que o chamara. De um rude pescador a um abençoado apóstolo, missionário e pastor que amava ao Senhor a ponto de ser convocado a apascentar as suas ovelhas.
SÃO JUDAS
Possivelmente era irmão carnal de Jesus. Escreveu a última epístola do Novo Testamento. Numa linguagem dura e severa dirigida a certos indivíduos que estavam infiltrando-se na comunidade com ações e ensinamentos contrários à Sã Doutrina, causando confusão no seio da Igreja. 
São Judas termina a sua carta exortando a Igreja a tomar cuidado com esse tipo de pessoa que causa divisões na Igreja e a apegar-se ao amor e à legítima fé e ao cultivo da genuína doutrina cristã.
Pensando nesses santos por este ponto de vista as festas juninas com certeza teriam grandes valores para nós, verdadeiros cristãos. O problema é que tais festas não enfatizam as virtudes destes homens santos de Deus. Pelo contrário, são festas profanas maquiadas com nomes de santos que nenhuma participação têm em tais celebrações regadas a bebidas fortes e jogatinas com fins lucrativos. São festas cheias de rituais de origens pagãs totalmente impróprias para nós e para  nossos filhos. As iguarias servidas nas festas juninas são realmente atrativas e até benvindas às nossas mesas. Nessas festas há muitos atrativos em forma de doces, amendoins e outras guloseimas que não fazem mal a ninguém, mas podemos consumi-las a qualquer momento fora de festas pagãs com roupagem aparentemente santa.  Provérbios 14:12 (Há caminhos que ao homem parecem direitos, mas no fim deles são caminhos da morte. 
Não podemos imaginar homens verdadeiramente santos como São João, São Judas e São Pedro, escritores de livros bíblicos inspirados por Deus tomando parte nessas festas realizadas em seus nomes.
Não devemos ser ingênuos como um peixe que caminha para a morte, atraído por uma guloseima de boa aparência. 



Lutero B. Pereira



Nenhum comentário:

Postar um comentário