Marcadores

sábado, 1 de dezembro de 2012

A Fé que Jesus Repreende

A FÉ QUE JESUS REPREENDE – Jo. 4.46-54

 Se notarmos a ordem em que a narração bíblica se apresenta veremos que a cura do filho do oficial do rei foi o segundo sinal do seu ministério terreno, pois está logo após a transformação da água em vinho, o qual se sabe ter sido o primeiro de seus milagres.
O que nos chama a atenção na abordagem do oficial é que há maneiras diferentes de manifestar a fé, e Jesus repreende de forma dura o oficial. Veja o que Jesus diz no verso quarenta e oito: “Se não virdes os sinais e prodígios jamais crereis”! 
Como a fé daquele oficial era diferente da do centurião narrado em Mateus capítulo oito, versos oito e nove! Enquanto o oficial rogou a Jesus para que fosse à sua casa para curar o menino, o centurião não achou necessário que o Senhor fosse à sua casa, pois cria que somente por uma palavra Jesus curaria o seu servo. Lemos em Dt. 8.3, Moisés diz ao povo que o homem não viverá só de pão, mas de toda Palavra que sair da boca de Deus. Ao invés de repreender o centurião, como fizera ao oficial, Jesus o elogiou-o dizendo: Jamais vi fé como esta. O centurião cria na Palavra do Senhor. Pela Palavra o mundo fora criado. (Haja luz, e houve luz...) Gn. 1.3. Há poder na Palavra de Deus. Nem só de pão viverá o homem, mas de toda PALAVRA que sai da boca de Deus.
Quando pensamos na Palavra de Deus, imediatamente nos vem à mente o livro chamado Bíblia Sagrada. Realmente a Bíblia é a Palavra de Deus, mas a Palavra de Deus não é a Bíblia, (Jo. 21.25). Seria impossível escrever toda a Palavra de Deus, pois Ele é infinito.
A Palavra de Deus é muito mais antiga que esse Livro Sagrado que temos por regra de fé e prática, inspirado por Deus e útil para o ensino, para a repreensão e educação na justiça.
O centurião tinha noção da força da Palavra do Senhor. O evangelista João, no seu primeiro capítulo afirma que Jesus estava presente na criação do mundo, quando tudo foi criado pela Palavra.
 A fé do oficial se parece mais com alguns pregadores dos nossos dias que marcam o lugar e a hora em que Jesus estará operando milagres. Se quisermos saber como está a “agenda de Jesus” para a próxima semana, basta ligarmos a TV e em poucos minutos o Brasil todo sabe todos os “compromissos de Jesus” para os próximos dias. Quantas pessoas seguem esses anúncios e vão em multidões "tomar posse da bênção"? “Se não virdes os sinais jamais crereis”. Jesus quer que creiamos no poder Sua Palavra e na Sua onipresença. Para Ele não há distância, endereço ou horário. Nessas palavras introdutórias percebemos que existem diferentes formas  de expressarmos a nossa fé. Vamos meditar em algumas dessas formas:

1ª. FORMA – FÉ PURA E SIMPLES

Quantos exemplos há na Bíblia de fé pura e simples! Muitas pessoas procuravam a Jesus por saberem que Ele realizava maravilhas, curava toda sorte de enfermidade. A maioria dessas pessoas não pensava em ser curadas para depois seguir e servir a Jesus. Simplesmente procuravam a solução para seus sofrimentos. Isso também é comum hoje; multidões seguindo a Jesus a procura de bênçãos, milagres etc. Muitas dessas pessoas creem nos milagres e os buscam, mas não se comprometem nem se envolvem com o verdadeiro evangelho.
Em Mt. 17.11-19 encontramos o episódio em que Jesus curou dez leprosos e só um voltou para dar glória a Deus. “Cadê os outros nove”? Quem fez essa pergunta foi o próprio Senhor Jesus!


2ª. FORMA – FÉ COMO ÚLTIMO RECURSO
Quem não conhece vários casos marcados por esse tipo de fé? Quem nunca ouviu a clássica frase: “A partir de agora eu não tenho mais o que fazer com esse problema; vou entrega-lo nas mãos de Deus”. Só Ele pode dar jeito a essa situação.
Esse é um tipo de fé diferente dos ensinos de Jesus. Todas as nossas ansiedades devem ser conhecidas diante de Deus pela oração, pelas súplicas e com ação de graças, assim gozaremos da gloriosa paz que só Jesus pode dar em qualquer circunstância. Ao invés de entregarmos os nossos problemas nas mãos de Deus, devemos entregar-lhe toda a nossa vida, como um ramo plantado na videira e sendo constantemente limpo pela Palavra. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais Ele fará. (Sl.37. 5) Deus não quer que lhe entreguemos os problemas, mas sim o nosso caminho, a nossa vida. A fé não deve ser o último recurso, mas o primeiro. 
Quantos casamentos vão de mal a pior, filhos mergulham nas drogas, familiares perdem a noção do respeito uns para com os outros e os problemas vão crescendo até “cair a casa”, aí é que se lembra da fé, dos irmãos, do pastor, de Deus! Jesus propõe que tomemos o seu jugo, pois o seu fardo é leve, mas isso deve acontecer constantemente e não como último recurso. A Palavra de Deus garante que o Senhor cuida de nós enquanto dormimos; que Ele é a nossa sombra à nossa direita e nunca se afasta de nós. Se Ele cuida das aves e das ervas, como não cuidará de nós? Quer ser feliz e bem aventurado? Deposite a sua fé no Senhor de forma definitiva e constante e não como último recurso.

3ª. FORMA – A FÉ SEGA
Hebreus 11.1 (BLH) define a fé assim: A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver”.  No texto que lemos, quando o oficial do rei rogou a Jesus que fosse à sua casa para curar o seu filho, Jesus o repreendeu: “Se não virdes os sinais que faço jamais crereis”? Em João 20.29 Jesus repreendeu a Tomé dizendo: “Porque me viste creste”? “Bem aventurados os que não viram e creram”. A fé que Jesus aprova é a fé no escuro, no que não podemos ver e não precisamos ver, pois basta-nos uma Palavra vinda da boca do Senhor para nos manter seguros ainda que estejamos atravessando o vale da sombra da morte. 
Relembrando o centurião, ele não achou necessária a presença corporal de Jesus na sua casa, pois uma palavra seria suficiente. Você é capaz de descansar no Senhor mesmo em momentos de incertezas e escuridão? Você que tem uma enfermidade, uma dívida, um problema familiar, um problema cuja solução você não pode ver, pois diante dos olhos humanos não existe solução; mesmo assim você consegue esperar com paciência e confiança no Senhor? Se você tiver alguma dificuldade nesse sentido, não duvide mais. A Palavra de Deus é vive e eficaz; ela nos garante que tudo o que pedirmos ao Pai com fé será feito. Creia incondicionalmente na Palavra e seja feliz e aprovado por Jesus.

Lutero B. Pereira

2 comentários: