Marcadores

sábado, 22 de junho de 2013

COMO FAZEM OS HIPÓCRITAS

COMO FAZEM OS HIPÓCRITAS 

Mateus 6.5-13

Conversando a respeito de oração com uma fervorosa irmã, ela me disse que no ministério em que está servindo a Deus atualmente não se adota a oração dominical porque Jesus disse que quando oramos não devemos usar de vãs repetições e a oração do Pai Nosso é mera repetição. Fiquei arrepiado ao ouvir tais afirmações, mas não quis polemizar com ela, por não ser meu costume e por respeito ao fato de se tratar de uma grande serva de Deus; uma mulher consagrada e muito dedicada ao ministério da oração. Depois fui analisar cuidadosamente o texto como faziam os bereanos. O que Jesus está dizendo é muito claro, basta ler atentamente. Jesus está dizendo que quando orarmos não devemos fazer como os hipócritas que pensam que por muito falar serão ouvidos. Veja bem: “os hipócritas que pensam que por muito falar serão ouvidos”. Jesus nem está se referindo a todos os hipócritas, e nem aos que oram o "Pai Nosso", mas aos hipócritas que pensam que por muito falar serão ouvidos. Nos versículos anteriores (MESMO TEXTO) ele fala como se deve dar esmolas e jejuar, “não fazendo como os gentios que ao fazerem isso tocam trombetas para anunciar a sua boa ação ou ficam com o semblante descaído quando jejuam para que os homens notem sua piedade e consagração”. Outra vez, Jesus está se referindo a certo grupo de homens que queriam ser notados pelos homens, e não que não se deve dar esmolas ou jejuar. No verso 9 Jesus diz: Vós orareis assim”... Não é possível Jesus ordenar aos discípulos a orarem assim e entrar em contradição dizendo para não adotarem essa mesma oração para não se parecerem com os hipócritas que oram para serem vistos pelos homens. Jesus ainda afirma: “Em verdade vos digo que ao fazerem isso eles já receberam a recompensa”. Pergunto: Que recompensa eles receberam? Também está muito claro. Eles já foram vistos pelos homens e era isso o que queriam; já foram ouvidos e vistos orando e dando esmolas publicamente; Já foram elogiados como homens consagrados e piedosos. Esse era o objetivo deles. 

A oração deles não alcançava os ouvidos de Deus, conforme 1Jo 5.14 >"E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve".

Eles só queriam ser vistos pelos homens e essa era a recompensa deles. Eu fiquei imaginando: Considerar vãs as palavras de Jesus? Então o que fazer na hora dos cânticos de louvor. Será que só devemos cantar canções inéditas sem nunca repetir uma? Ou os cânticos de louvor não são considerados orações? Senti o desejo de escrever essa reflexão porque hoje, ouvindo um lindo cântico na TV, e a congregação estava entoando uma canção que diz: “Quero levantar as minhas mãos...”; o dirigente do louvor foi ficando empolgado e pedia para repetir essa frase várias vezes, talvez umas 15 ou 20 vezes a mesma frase numa só canção. Como é que fica a questão das repetições, se quando oramos a oração de Jesus de vez em quando no culto é vã repetição, mas repetimos uma frase que nem veio da boca de Jesus, num cântico de louvor por tantas vezes? Vamos nos empolgar, sim, e repetir as canções inteiras ou as frases que o nosso coração pedir, “sem medo de ser felizes”; mas tenhamos cuidado com o que Jesus realmente disse. A palavra chave da recomendação do Senhor é "vãs" e não "repetições".
Vamos dar esmolas, vamos jejuar e  orar como Jesus ensinou e ordenou: "Não façais como os hipócritas, usando de vãs repetições, pensando que por muito falar serão ouvidos, mas vós orareis assim..."
 

Lutero B. Pereira



Nenhum comentário:

Postar um comentário