Marcadores

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

NÃO HAVIA LUGAR PARA JESUS

NÃO HAVIA LUGAR PARA JESUS - Lc. 2.7

Meditando sobre essa afirmação de Lucas 2.7 imaginei um repórter entrevistando pessoas na rua sobre a rotina de trabalho de cada um. Abordando uma dona de casa ela declara: “O meu dia é uma verdadeira rotina; levanto cedo, preparo o café, arrumo as camas, varro a casa, faço o almoço, lavo as louças e dou uma paradinha à tarde pra ver o “VALE A PENA VER DE NOVO”. Depois tem o segundo tempo; Jantar, vejo as novelas da Globo e às dez e meia é hora de dormir, pois ninguém é de ferro.
O repórter, em seguida entrevista um estudante:_ Ah! Eu entro na aula às sete e meia, chego em casa à uma da tarde morrendo de fome. Almoço, dou uma cochilada, depois ligo o computador, faço algumas pesquisas, navego um pouco pela internet, curto os lances das redes sociais e lá pela meia noite vou dormir.
Assim o nosso entrevistador imaginário passou o dia falando com empresários, médicos, mecânicos e todo tipo de pessoas, gravando e editando suas matérias e não encontrou na vida de nenhum deles, nem mesmo na sua própria vida um lugar para Jesus. As vidas das pessoas estão super lotadas, cheias como as estalagens de Belém. Cheias de compromissos, atividades e preocupações que nada têm a ver com aquele que se comprometeu em favor de todos nós. Não há lugar para Jesus, como na Igreja de Laodicéia, onde Jesus, sendo o próprio Senhor, estava do lado de fora, dizendo: “Eis que estou à porta e bato”. Não que Jesus precisasse de um lugarzinho para se abrigar. O que Jesus quis dizer àquela Igreja é que Ele estava à disposição de quem quisesse recebê-lo. Infelizmente, Jesus estar do lado de fora, não havendo lugar para ele é uma realidade muito antiga e ao mesmo tempo atual. As pensões e as hospedarias de Belém estavam lotadas de pessoas indiferentes com a luz, como diz João, os homens evitam a luz para que suas obras não sejam manifestas. Onde há o império das trevas não há lugar para a luz. O fato de não haver lugar na hospedaria não impediu Jesus de nascer entre os homens. O fato da Igreja de Laodicéia não dar condições de Jesus estar dentro dela não o impediu de continuar à porta oferecendo a oportunidade. O fato dos homens amarem mais as trevas não impede Jesus de ser a luz do mundo. O fato de não haver lugar para Jesus nos corações de muitas pessoas hoje não o impede de ser o Senhor da Igreja e de ter os seus discípulos. O fato de Jesus ter maus discípulos, servos maus e negligentes não o impede de ter discipulos  que o sirvam com alegria, amor e obediência. A pergunta final é:
NA SUA VIDA HÁ LUGAR PARA JESUS?


Lutero B. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário